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Conhecendo a DESMil

Conheça um pouco mais sobre a Diretoria de Educação Superior Militar, suas atividades e principais projetos em andamento.

A DESMil tem a missão de formar os oficiais da ativa e da reserva da linha de Ensino Militar Bélico, do Serviço de Saúde e do Quadro Complementar; aperfeiçoar os oficiais de carreira; e propiciar cursos de Altos Estudos Militares e de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior.

Para o exercício de suas atividades finalísticas, conta com a seguinte organização:

- Seção de Ensino;

- Seção de Logística e Finanças;

- Assessoria de Gestão Estratégica de Projetos e Processos; e

- Assessoria de Pesquisa Científica e Doutrina

 

Para o exercício de suas atividades-meio, conta com a seguinte organização:

- Assessoria de Comunicação Social;

- Seção de Apoio; e

- Seção de Inteligência.

 

Atualmente, a DESMil coordena a formação de cerca de seis mil alunos, sendo seu principal celeiro de formação a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com aproximadamente dois mil Cadetes.

No âmbito do Sistema de Educação e Cultura, a DESMil tem contribuído significativamente para a execução de projetos estruturantes voltados especificamente para o ensino, como os Projetos: do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF); do Ensino por Competências; da Inserção do Segmento Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico; do Itinerário Formativo nas diversa linhas de ensino; da Avaliação Psicológica para ingresso nas escolas de formação militar; Mário Travassos; de Atualização da Doutrina; e de Acompanhamento e Avaliação da Área Atitudinal, além do Programa de Capacitação Profissional dos Militares de Saúde do Exército Brasileiro (PROCAP/SAU).

O SIMAF é um sistema de simulação, desenvolvido em parceria com a Espanha que, com atividades próximas da realidade, complementa a formação do oficial de Artilharia nos aspectos inerentes ao planejamento e à execução do tiro, proporcionando grande economia ao Exército quando da aquisição da munição.

A inserção do sexo feminino na Linha de Ensino Militar Bélico, com início em 2017, tendo o primeiro ciclo concluído com a primeira turma formada em 2021, objetiva a formação de mulheres como oficiais de carreira no Quadro de Material Bélico e no Serviço de Intendência. Para tanto, novas estruturas físicas foram, e ainda estão sendo, construídas ou adaptadas na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na AMAN, assim como a adequação de parâmetros pedagógicos e de treinamento físico militar para esse propósito.

O Projeto Itinerário Formativo consiste em uma ferramenta pedagógica baseada no princípio da continuidade, segundo o qual a estruturação do fluxo de conhecimento e da programação das atividades educacionais garantam o progressivo avanço do oficial, enquanto discente, no seu processo de aprendizagem ao longo da carreira, evitando-se, desse modo, interrupções e repetições de conteúdos conceituais e procedimentais.

Nesse Projeto, encontra-se em andamento a reestruturação curricular no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, procurando-se estabelecer um equilíbrio entre as disciplinas das Ciências Exatas e Humanas, objetivando acompanhar o impacto das novas tecnologias na sociedade e no campo de batalha, além da atualização e reorganização das disciplinas profissionais nos diversos cursos de formação.

O Projeto Ensino por Competências nasceu da necessidade de melhor direcionar o preparo do profissional militar ao desempenho de cargos e funções, no contexto de cenários complexos e imprevisíveis, próprios do contexto mundial do Século XXI.

Essa nova abordagem metodológica vem elevando o nível de exigência intelectual do discente, desenvolvendo capacidades cognitivas e procedimentais mais avançadas na resolução de situações muito mais complexas. A integração e a contextualização de disciplinas permeiam todo o currículo, contribuindo para uma perfeita conexão entre a teoria e a prática profissional, além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico.

Esse Projeto concluído com a realização de atualizações e ajustes de modo a manter a documentação curricular atualizada em relação às demandas apresentadas. No entanto, seu acompanhamento é contínuo, visando a proporcionar ao processo ensino-aprendizagem os dados necessários ao seu constante aperfeiçoamento.

O Projeto Avaliação Psicológica, desenvolvido em decorrência da Lei no 12.705, de 8 de agosto de 2012, visa a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato às escolas de formação do Exército com a carreira militar, por intermédio da aplicação de procedimentos científicos desenvolvidos especificamente para tal, sendo considerado de caráter eliminatório na execução dos concursos de admissão.

O Projeto Mário Travassos é uma das principais contribuições da Assessoria de Pesquisa Científica e Doutrina, que tem por missão assessorar a Direção no acompanhamento da pesquisa científica realizada pelos estabelecimentos de ensino subordinados (Estb Ens Subrd) e na coordenação do desenvolvimento da doutrina, realizando a intermediação junto à Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento da Educação Superior Militar (CADESM) e à Assessoria de Doutrina do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), respectivamente. Esse Projeto tem por finalidade regular a condução da pesquisa científica nos Estb Ens Subrd, objetivando o aprimoramento da pesquisa científica no âmbito dos oficiais do Exército e a evolução das Ciências Militares, a contribuição para a evolução da Doutrina Militar Terrestre e o desenvolvimento do pensamento crítico, dentre outros de igual importância.

O Projeto de Avaliação dos Atributos da Área Atitudinal (P4A), que compõe o conjunto de pilares do Ensino por Competências, é um sistema que permite apresentar de forma objetiva e estruturada o desenvolvimento e a avaliação de atitudes estabelecidas nos perfis profissiográficos dos concludentes dos cursos conduzidos pelos Estb Ens Subrd à DESMil. Com o intuito de melhor contribuir para a consecução dos objetivos propostos, a Diretoria está executando ações para promover o desenvolvimento evolutivo do Programa de Avaliação dos Atributos da Área Atitudinal, concebido e desenvolvido pela AMAN.

Além das atitudes, são desenvolvidos valores e capacidades cognitivas e físicas, de forma a permitir que o discente em formação possa criar e consolidar a sua identidade militar.

Igualmente importante é o Programa de Capacitação e Atualização Profissional dos Militares de Saúde (PROCAP/SAU), que tem orientação técnico-pedagógica da DESMil, sendo realizado em diversas organizações militares de Saúde (OMS).

O PROCAP/SAU visa a atualizar e ampliar a capacitação profissional dos militares de Saúde do Exército Brasileiro, oficiais e praças, criando melhores condições de aproveitamento de suas potencialidades em especialidades e áreas de atuação de interesse da Força, proporcionando cursos e estágios, no país ou no exterior, em organizações civis ou militares, realizados de forma presencial e/ou pelo módulo de ensino a distância, destinados à capacitação em atividades de saúde não previstas nos objetivos principais dos cursos de formação de saúde conduzidos pela Força. Além disso, ainda objetiva estimular a pesquisa na área de saúde, particularmente em biotecnologia e terapia celular, procurando reduzir o hiato científico-tecnológico em relação às instituições civis, dentre muitos outros objetivos de igual importância.

Os projetos e programas em andamento impactam diretamente na formação dos oficiais do Exército Brasileiro, apresentando modificações metodológicas e organizacionais na atual sistemática, mantendo os aspectos atitudinais e os valores tradicionais que a Instituição espera dos oficiais no alvorecer deste século.

Essa é a Diretoria de Educação Superior Militar, cujo compromisso institucional, valendo-se das mais modernas ferramentas e técnicas, é entregar à nação cidadãos melhores e profissionais competentes, capacitados e comprometidos com as expectativas da nação.

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